jump to navigation

•Mais de 1 milhão de computadores são atacados com sucesso por dia August 30, 2012

Posted by Samuel RIbeiro in Uncategorized.
trackback

  1. Mais de 1 milhão de computadores são atacados com sucesso por dia. Isso representa um computador invadido a cada 14 segundos.
  2. Quase 40% de todos os computadores mundiais estão infectados por algum tipo de vírus.
  3. No cenário corporativo, 90% das empresas mundiais tiveram suas redes invadidas no ano passado.
  4. Um em cada sete adultos tem sua conta bancária, identidade ou senha comprometida todo ano, segundo a Privacy Rights. Isso dá o número recorde de 280 milhões de casos de ataques nos últimos oito anos.
  5. Cerca de 80% dos sites maliciosos de web estão hospedados ou hackeados em sites legítimos.
  6. Já é comum que um único ataque de hacking cause mais de 100 milhões de dólares em perdas. O ataque contra a rede da PSN (Sony) é um bom exemplo.
  7. Grupos de hackers como o Anonymous rotineiramente invadem grandes empresas globais e até mesmo as autoridades que os investigam.
  8. Hacks que capturam e vazam informações de milhões de senhas já estão tão numerosos que quase nem mais são notados. O ataque ao Linkedin é um exemplo.
  9. Um único worm (vírus autorreplicável), o SQL Slammer, conseguiu infectar praticamente todos os computadores desprotegidos que ele alvejou em menos de dez minutos, e isso era em 2003.
  10. Vírus estão se multiplicando em plataformas móveis de uma forma que até parece que não aprendemos nada nesses últimos 25 anos de ataques a PCs.
  11. Taxas de spam estão acima de 65% e já faz quase dez anos que a lei CAN-SPAM de 2003 foi assinada para regular email comercial.
  12. Um em cada 14 downloads de internet é malicioso.
  13. O custo anual do crime cibernético está estimado em 114 bilhões de dólares.
  14. A taxa de sucesso para prisões e processos contra cibercriminosos é menor que 0,01%.
  15. O hacking entre países é tão subversivo que o Google agora está alertando automaticamente os usuários sobre possíveis ataques movidos por governos.
  16. Stuxnet, Duqu, e agora o Flame provam que vírus complexos podem atravessar qualquer sistema de segurança de um computador.

Com tanta coisa ruim rolando, eu me pergunto qual seria o acontecimento dramático que faria finalmente as pessoas se levantarem e dizerem um basta. Cheguei a pensar que poderia ser um ataque ao Google ou a derrubada da Bolsa por um dia, mas agora duvido que mesmo eventos de tal magnitude ocupariam mais do que uma semana as manchetes dos noticiários. Na medida em que o mundo e as aplicações de missão-crítica continuam crescendo, prevejo que alguém, algum dia, vá cometer um cibercrime tão hediondo a ponto de causar essa ruptura. Se a história serve como referência, um evento global poderia acontecer por acidente se um programador mal intencionado perdesse o controle sobre sua criação, como foi com o worm Robert Morris em 1998, o SQL Slammer, ou o vírus Melissa Word.

 

Matéria Completa http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/06/13/opiniao-flame-e-fichinha-perto-do-estado-atual-da-ciberseguranca/

 

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a comment