jump to navigation

Será o fim do Windows? December 15, 2009

Posted by Samuel RIbeiro in Computadores e Internet.
trackback

Sim, esse é o título do artigo publicado na INFO e escrito pelo colunista John C. Dvorak em uma demonstração incrível de completo desconhecimento de mercado e assuntos relacionados a tecnologia da informação.

O trecho que mais assusta por seu conteúdo totalmente absurdo é quando ele afirma:"Nesse momento, a tartaruga Linux alcançou o Windows 95 e está próxima do Windows 2000, que, para muitos observadores, inclusive eu, foi o ápice do sistema da Microsoft. Tudo desde então foram apenas mudanças em desenhos de janelas e floreios sem importância".

Deixa qualquer um perplexo ver como um colunista da INFO não sabe que o kernel do Windows Vista/7 foi praticamente reescrito, que os drivers de dispositivos não acessam mais diretamente o hardware, que tem um sistema de proteção do kernel, que tem um novo sistema de gerenciamento e desfragmentação de memória e disco totalmente transparente ao usuário, que na parte de comunicações o stack TCP/IP foi totalmente remodelado, um único driver trata IPv4 e IPv6, o sistema trabalha com RWIN dinâmico, descoberta de gateway muito mais eficiente, enfim a parte de rede do Windows 7 é muito melhor que seus antecessores, o que pode ser notado inclusive por downloads mais rápidos.

Mas adicione também o desconhecimento do colunista sobre coisas visíveis como o sistema de permissões de arquivos, o modo protegido de navegação e virtualização do IE8, o sistema de controle de usuários e firewall avançado, o novo sistema de backup e recuperação que utiliza shadow copies e o editor de diretiva de grupo que permite definir as políticas de segurança locais por usuário. Além disso o Windows ganhou um sistema de busca avançada e um novo sistema de reconhecimento de voz.

Em matéria de segurança seria bom o colunista da INFO consultar o número de vulnerabilidades críticas que podem ser exploradas remotamente que colocaram em risco o Windows Vista nos três anos de sua existência e o número desse mesmo tipo de vulnerabilidade que atingiu qualquer distro do Linux no mesmo período, sinceramente parece que o conceito de segurança do colunista só vale quando falamos de W2K x Linux.

A INFO devia colocar um terminal público com Windows 7 em um shopping e mandar a galera usar à vontade com o UAC habilitado e em seguida deviam anotar quantos malwares conseguiram se instalar na máquina. Depois deviam fazer o mesmo teste com o W2K e contar o número de malwares instalados na máquina; mas eles não devem saber que até hoje nenhum malware conseguiu driblar o controle do UAC quando configurado no nível máximo, será que os hackers desistiram? (E parece que eles se esqueceram do Blaster, que fez uma verdadeira festa em máquinas com o Windows 2000 e XP)

Parece que a grande maioria das pessoas infelizmente não conhece o Indigo, WinFX, Avalon, Media Center, Patch Guard e BitLocker, mas seguramente todos conhecem algo que atende pelo nome de Aero Glass, infelizmente parece que o conhecimento dos colunistas da INFO sobre o Windows se limita ao que enxergam no desktop…………… se é que enxergam alguma coisa, pois o Windows 7 está no mercado há dois meses e já tem mais que o dobro de terminais operando que o Linux contando todas as distros e todos os anos.

É lamentável que os editores das publicações da ABRIL, em nome da liberdade de expressão, permitam que colunistas despreparados e desconhecedores do mundo TI publiquem matérias sem qualquer fundamento técnico e mercadológico sobre Windows e Linux.

Gildemar Santos (E-ponto) – Administrador do Fórum do BABOO e Microsoft MVP

http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/INFO-Abril-mais-FUD-contra-o-Windows_a37336_z398.aspx

Comments»

1. Leandro - December 16, 2009

caraaaaaaaaaaaaaca.. destruiu


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: