jump to navigation

Bolsa de Londres: ignorância contra a Microsoft September 11, 2008

Posted by Samuel RIbeiro in Windows Server.
trackback

Vou postar aqui uma matéria que é um exemplo clássico dos que acham que sabem do que estão dizendo, e exemplifica o que o Windows Vista sofreu até o momento com suas críticas, lembrando que o Sistema não é perfeito e teve sim alguns problemas, mas não é nem metade do que ainda insistem em críticar..

sem mais segue a matéria….

Nesta 2a feira, dia 8, a Bolsa de Londres (London Stock Exchange, ou LSE) ficou fora do ar por cerca de 7 horas por causa de um bug. O que poderia ser um dos mais movimentados dia do ano na área de investimentos, tornou-se um dia de raiva para investidores e funcionários que trabalham na área financeira.

Como o sistema da LSE funciona sob a plataforma Microsoft, a mídia não perdeu tempo em culpar a Microsoft, o Windows, o SQL Server, e a plataforma .NET pelo problema.

Centenas de sites e blogs pipocaram na web com informações de que  o Windows e o SQL "não suportam o volume de dados", que o sistema é "instável", e outras aberrações similares.

Tudo alimentado pelo conhecido FUD (Fear, Uncertainty and Doubt, ou Medo, Incerteza e Dúvida), caracterizado pela postagem de informações erradas, conclusões precipitadas ou simples opiniões, visando apenas causar uma imagem negativa.

O que houve realmente ?
O problema no LSE foi uma situação incomum e inesperada no TradElect, o sistema utilizado pelo LSE que foi desenvolvido pela Accenture, que é uma das maiores parceiras mundiais da Microsoft.

Assim que o problema no TradElect foi detectado e identificado, ele foi corrigido e o LSE voltou a funcionar – mas isso levou cerca de 7h. O problema não teve nada a ver com o Windows, SQL Server ou .NET.

Circo da Ignorância
Ao invés de analisarem o que realmente houve, como qualquer meio de comunicação isento, muitos sites não perderam tempo em "atirar pedras" na Microsoft e seus produtos, mostrando que o jornalismo tendencioso e circense reina na web.

A ignorância reinou, e algumas conclusões e análises de internautas e "jornalistas" sobre o fato são absolutamente risíveis. Abaixo estão as quatro piores aberrações jornalísticas publicadas sobre o assunto:

1. Mito: o Windows Server 2003 não suporta um volume tão alto de transações
Verdade: em 2003, no ano que foi lançado, o Win2003 massacrou o UNIX em transações por segundo
, entrando para os TOP10 da lista do TCP-C. E mesmo antes do seu lançamento, em 2002, ele já havia entrado para a lista do TOP10 que antes era dominada por servidores Unix.

2. Mito: o SQL Server 2000 não suporta um volume tão alto de transações 
Verdade: em 2001 o SQL Server já havia ultrapassado a barreira de 1 bilhão de transações por dia (709 mil transações por minuto) – e isso rodando sob o antigo Windows 2000 Server !

Conclusão rápida: se o problema fosse a limitação de performance ou escalabilidade do Windows, do SQL Server ou do .NET Framework, a LSE continuaria fora do ar ou com problemas a partir daquele dia, mas ela voltou a funcionar imediatamente após o bug da aplicação da Accenture ser corrigido.

3. Mito: assim que a LSE migrou de Unix para Windows, o problema ocorreu
Verdade: a LSE funciona sob a plataforma Microsoft desde 2003 e o TradElect está em funcionamento na LSE desde junho de 2007, sem ter havido nenhum problema grave desde então. O problema que ocorreu há alguns dias foi devido exclusivamente à aplicação da Accenture.

4) Mito: antes de migrar para o Windows, a LSE nunca teve problemas.
Verdade: no dia 05/Abril/2000 a LSE ficou 8h fora do ar, e no dia 19/Jul/2000 a Bolsa de Frankfurt ficou fora do ar por duas horas. Ambas rodavam aplicações em Unix.

Como vcs podem ver, nada melhor do que um banho de realidade para quem adora atirar pedras à toa na Microsoft e em seus produtos, seja por FUD, ideologia ou ignorância😉

Só rindo mesmo …

[]s

Baboo.
www.baboo.com.br
BABOO/MSN Tech
MVP Windows Shell/User

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: